quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Pequena explanação sobre gestos e posturas na liturgia eucarística

A liturgia é feita de sinais sensíveis que captamos mediante nossos cinco sentidos: tato, gosto, olfato, visão e audição. Cada um desses sentidos pode ser devidamente posto a serviço da celebração.
O olhar, tanto do presidente da celebração quanto de todos os membros da assembléia, deve ser expressão sincera do que as palavras dizem. Um olhar sereno, encorajador passará uma energia positiva a todos os participantes.
A audição é outro sentido que precisa ser valorizado na celebração: escutar os sons, a palavra de Deus proclamada e comentada. Escutar também o silêncio.
O tato, expressa mediante o toque a intensidade, o respeito, o modo como tocamos as pessoas e as coisas revelam o amor que temos por elas e indicam nosso grau de compreensão dos planos de Deus celebrados na liturgia.
O gosto e o olfato são dois sentidos um pouco esquecidos nas celebrações. Na comunhão eucarística o paladar tem seu lugar. É necessário que o pão seja pão e o vinho seja vinho. É conveniente que nossas assembléias eucarísticas comunguem também do vinho consagrado. Quanto ao olfato (cheirar), convém alargar o ouso de plantas aromáticas, flores naturais e recuperar o uso do incenso. O incenso é símbolo das preces que os fiéis elevam até Deus; da reverência às pessoas e aos objetos. Por isso se costuma incensar o altar, o livro dos evangelhos, os ministros e toda a assembléia participante.

Segundo afirmam as Instruções Gerais sobre o Missal Romano, “ a posição do corpo, que todos os participantes devem observar, é sinal da comunidade e da unidade da assembléia, pois exprime e estimula os pensamentos e sentimentos dos participantes” (n.20).

As principais posturas e gestos e seus respectivos significados:
a) Sinal da Cruz – não devemos faze-lo mal e depressa, porque estaremos demonstrando pouco respeito e, além disso, ele nada significará.
b) De pé – é a posição de Cristo Ressuscitado. Estar de pé simboliza prontidão, estamos prontos para caminhar em direção a Deus e aos irmãos. É também o símbolo da dignidade e liberdade humana. Além disso, ficamos de pé para acolher as pessoas, saúda-las ou parabenizá-las.
c) Sentados – é a atitude não só de quem ensina (Jesus “subiu ao monte, ao sentar-se... pôs-se a falar e os ensinava”)Mt. 5, 1-2 mas, também de quem ouve (“Maria ficou sentada aos pés do Senhor, escutando-lhe a palavra”) Lc 10,39. Por isso, os fiéis, durante a missa, sentam para ouvir as leituras (menos o evangelho), e a homilia. É também atitude de quem medita e fala com Deus.
d) Ajoelhados – o rezar ajoelhado revela principalmente espírito de humildade e reconhecimento dos próprios erros (penitência); expressa o ato de profunda adoração a Deus e também é atitude de quem reza individualmente (ao entrar na igreja, as pessoas geralmente se ajoelham e rezam em silêncio).
e) Prostar-se – a prostação é o ato de deitar de bruços no chão. É realizado no
início da ação litúrgica da sexta-feira santa, nas ordenações de bispos,
presbíteros e diáconos e em profissões religiosas significando entrega total a
Deus.
f) Fazer genuflexão – indica humildade, submissão ao outro. É o ato de dobrar os
joelhos. Ao entrar na igreja, normalmente as pessoas se dirigem para diante do
sacrário e aí fazem genuflexão. Com isso querem expressar sua fé na presença
do Cristo ressuscitado. Costuma-se também fazer genuflexão ao passar diante do
Santíssimo Sacramento exposto.
g) Vênia ou Reverência - é um sinal de respeito às coisas sagradas, faz-se
dobrando a cabeça e os ombros diante da cruz, do altar e quando ocorre o nome
da Santíssima Trindade e os nomes de Jesus, de Maria e do Santo do Dia.
Atualmente vai-se alargando o costume de inclinar-se diante da cruz e mesmo
diante do sacrário. A inclinação tem a força de uma saudação cordial e, em nossa
cultura, ela parece mais adequada do que a genuflexão para expressar esse
sentido.
h) Beijo no altar – o altar representa Cristo, que se sacrificou ao Pai; ao beijar o
altar, não se está beijando uma toalha ou uma mesa, mas o próprio Jesus.
i) Atitudes – sinal da cruz, aperto de mão para desejar a paz, posição das mãos em
certas orações, sentar-se, levantar-se, ajoelhar-se...

Matheus Peçanha

Um comentário: