sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Como o coroinha deve se comunicar?


Essa  questão referente é  clara, simples e direta. Porém, sua resposta é  um tanto complexa. E esta complexidade existe justamente por envolver outras aréas além da comunicação.  A maneira com a qual o coroinha deve se comunicar está também relacionada à sua postura e sua disciplina. Mediante isso, mostrarei o porquê do envolvimento dessas três áreas no setor comunicação.
            Como o próprio Fabiano disse em sua postagem, a postura dos coroinhas é de extrema importância, e numa celebração, qualquer movimento ou gestos desnecessários se tornam uma agressão à liturgia, pois tira o foco da assembléia. Que por sua vez, deve ser voltado diretamente e somente para o altar. Devido a isso, o coroinha servindo ao altar deve se postar e fazer o máximo possível para não se comunicar exageradamente. Devem existir a sincronia e a harmonia, se necessário a comunicação, que seja feito com o olhar.
            Não estando a serviço no altar, o coroinha deve manter sua postura e ter bastante disciplina. Seu comportamento deve ser exemplar, pois sua atitude é refletida em todos da pastoral. Por isso que chamamos de Corpo dos Coroinhas. Se uma parte desse corpo estiver com problemas, a mesma irá afetar direta ou indiretamente todo o resto. Então, todo e qualquer tipo de problemas envolvendo os coroinhas deve ser exposto aos coordenadores e ao Pároco da comunidade. O corpo de coroinha deve agir em comunhão, assim como,  os assuntos referentes aos coroinhas, devem ser resolvidos em uma reunião, e quase nunca devem ser abertos à comunidade.
            Contudo, deve-se ter uma boa relação entre todo o Corpo de Coroinhas, com o seu Pároco e com toda a comunidade. E para que essa relação seja harmoniosa, a comunicação é um fato primordial.
            Antes de tudo, é válido ressaltar que o coroinha deve se comunicar principalmente com Deus, e o seu serviço no altar deve ser sempre direcionado e guiado pelo amor de Deus e pelo seu sacrifício. 
            Na próxima semana falarei sobre a comunicação do coroinha com Deus.
Raphael Teixeira Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário