segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Espiritualidade do Coroinha

A espiritualidade do Coroinha passa pela vida de oração pessoal que ele precisa cultivar diariamente. Ele não deve limitar sua vida de oração somente ás celebrações nas quais participa e em que é escalado. Mas, precisa buscar desenvolver o gosto pela oração pessoal, pois como diz Santo Afonso de Ligório: "Quem reza bem, vive bem. Quem reza mal, vive mal!"
O coroinha que tiver uma vida de oração pessoal boa, vai exercer bem seu serviço, mas se tiver uma vida de oração falha, ruim vai agir do mesmo modo nas outras áreas da sua vida. Aqui algumas orações que o Coroinha deve saber:
Sinal da Cruz: Pelo sinal da santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Pai- Nosso: Pai que estais no céus, santificado seja o vosso nome, venha o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céus.O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai as nossas ofensas assim na terra como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não os deixeis cai em tentação, mas livrai-nos de todo mal. Amém.

Ave-Maria: Ave Maria, cheia de graça o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito fruto do vosso ventre, Jesus.Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na nossa morte. Amém.

Glória ao Pai: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Salve-Rainha: Salve Rainha, Mãe de Misericórdia vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva.A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.Eia, pois, advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois desse desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre ò clemente, ó piedosa, ó Doce Sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ao Santo Anjo da Guarda: Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me guarde, governa e ilumina. Amém.

Oração á São Tarcísio:  Ó glorioso São Tarcísio, que agora no céu estais a gozando o prêmio do vosso amor verdadeiro a Deus, de fidelidade e proteção constante à Santa Eucaristia. Abençoai nossas famílias e os devotos, que buscam em Ti o Amor e a Coragem de lutar por Jesus Cristo. Quero, neste dia, seguir sua bravura, sentindo em meu coração a Santa Eucaristia, seguindo a Jesus Cristo, amando e respeitando o serviço de sua Igreja, o Magistério de nossa Fé. Livrai-me da maldade e de tudo o que pode me separar de Deus, do próximo e da salvação eterna. Concedei-me a graça que desejo alcançar (Pedido). Graças e louvores se dê a cada momento, ao Digníssimo Santíssimo Sacramento.

Oração dos Coroinhas: Senhor Jesus Cristo, que me chamastes ao ministério de coroinha, dá-me coragem para atender o seu chamado.Abençoa meu serviço dentro da comunidade quero exercê-lo com respeito e alegria, testemunhando a todos o teu amor.Abençoa também minha família, meus amigos e minha vocação.Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, preserva-me de todas as distrações nesta oferta a teu filho sobre o altar.Santo Anjo da Guarda, protege-me.São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, rogai por nós.Amém.

Padre Antônio Aguiar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário