terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Termos e Nomes usados no Advento e no Natal parte II

Hoje damos continuidade as nossos exclarecimentos sobre assuntos e dúvidas de termos usados no advento e no natal! Falaremos de Kalendas do natal , Presépio natalino e Missa do galo.

Missa do Galo: É a missa que se celebra após as vésperas de natal,  conta a história que é chamada de missa do galo segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias.Nessa missa se  canta o glória assim dando inicio ao  tempo do natal no qual vivenciamos junto de  Cristo toda a sua vida que releembrando  o seu nascimento.

Kalendas do Natal:  Antigo anúncio do nascimento Histórico do Salvador que pode ser cantado ou proclamado antes do glória.Nesse anúncio passamos de  Adão á Abraão, de Jacó a José e de todas a luas e acontecimentos  históricos daquela época  antes da  chegada de  Cristo Jesus ! Hoje no  Brasil temos esse belíssimo texto :
                       
"Tendo transcorrido muitos séculos desde a criação do mundo,
Quando no princípio Deus tinha criado o céu e a terra e tinha feito o Homem à sua imagem;
E muitos séculos de quando, depois do dilúvio, o Altíssimo tinha feito resplandecer o arco-íris, sinal da Aliança e da Paz;
Vinte e um séculos depois da partida de Abraão, nosso pai na fé, de Ur dos Caldeus;
Treze séculos depois da saída de Israel do Egito, sob a guia de Moisés;
Cerca de mil anos depois da unção de David como rei de Israel;
Na sexagésima quinta semana, segundo a profecia de Daniel;
Na época da centésima nonagésima quarta Olimpíada;
No ano setecentos e cinqüenta e dois da fundação da cidade de Roma;
No quadragésimo segundo ano do Império de César Otaviano Augusto;
Quando em todo o mundo reinava a paz, Jesus Cristo, Deus Eterno e Filho do Eterno Pai, querendo santificar o mundo com a sua vinda, tendo sido concebido por obra do Espírito Santo, tendo transcorrido nove meses, (aqui eleva-se a voz, e todos se ajoelham) nasce em Belém da Judeia da Virgem Maria, feito homem:
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo a natureza humana."
R. Graças a Deus.

Presépio de Natal: O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local  e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico, montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.

E assim concluimos todos os significados de algumas coisas que são usadas no nosso natal qualquer  dúvida pergunte pelo comentário

Fabiano Macedo
"zelus domus tuae comedit me"

Nenhum comentário:

Postar um comentário