segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Nossa Senhora do Advento

"Santíssima Virgem Maria, Senhora do Advento! Pelas alegrias inefáveis da expectação do Vosso santíssimo parto, nós Vos pedimos a graça de uma verdadeira pureza no corpo e na alma e um coração humilde, semelhante ao Vosso. Assim, acolheremos dignamente o bendito fruto do Vosso ventre sagrado, Jesus Cristo, Nosso Senhor, tal como vós O acolhestes no Vosso corpo Imaculado. Pelo santo nascimento do Vosso Filho, intercedei por nós junto do Trono de Deus, para salvação das nossas almas, santificação da nossa vida e para obtermos, no fim da nossa caminhada terrestre, a coroa de glória no Céu, na Vossa companhia. Ámem."
"(...)
O amor de Mãe é, sem dúvida alguma, o mais forte, o mais pleno modo de se relacionar, de “ser para”.
É o amor que gesta, gera, nutre e cuida. Maria, desde o início da criação, é Aquela que foi “concebida”, no projecto de Deus, para realizar esta missão de amor, missão paradigmática para todas as mães, de todas as épocas e idades. Maria é plenamente Mãe porque é a nova Eva, a mãe de todos os que estão vivos. Aquela que se encontra unida ao Filho de Deus “por vínculo estreito e indissolúvel”(Cf. LG 53) e, por isso mesmo, sem o pecado original.

Se o Senhor veio no primeiro Natal, por meio de Maria, o mesmo Senhor vem, ainda hoje, também através d’Ela.

Em Maria cumpre-se, assim, o mistério do Advento. Ela é a aurora que precede, que anuncia, que traz em seu seio o Dia Novo que está para surgir.

Não há melhor maneira de se viver o Advento que unindo-se a Maria Santíssima como Mãe, grávida de Jesus, esperando o seu nascimento. Assim como Deus precisou do sim de Maria, hoje, Ele também precisa do nosso sim para poder nascer manifestar-Se no mundo; assim como Maria Se preparou para o nascimento de Jesus, a começar pela renúncia e mudança de seus planos pessoais para sua vida inteira, nós precisamos de nos preparar para viver este Santo nascimento em nós mesmos e no mundo, também numa disposição de "Faça-se em mim segundo a sua Palavra" (Lc 1, 38), permitindo uma conversão do nosso modo de pensar, da nossa mentalidade, do nosso modo de viver e de agir.

Em Maria encontramos a realização de toda a expectativa messiânica de todo o Antigo Testamento.
Nossa Senhora do Advento, rogai por nós.


Padre Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário