segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Retiro para os maiores

No passado dia 10 de dezembro de 2011 tivemos na Casa da Misericórdia o Retiro para os Coroinhas maiores de 15 anos. Participaram do encontro cerca de 44 coroinhas de 8 paróquias do Vicariato de Sâo Gonçalo. Colaboraram conosco nas palestras Padre José Carlos da Paróquia São José - Abrigo e o psicólogo Malaquias da Comunidade Santos Anjos.
Partilho um pouco as anotações que fiz da Palestra do Pe. José Carlos. O tema foi Vocação do Coroinha - Serviço e Santidade.
Disse ser a vida espiritual a base da vocação e da santidade que o coroinha deve buscar. Neste processo é muito importante que o coroinha esteja em dia com a sua vida sacramental para que no momento em for distribuída a sagrada comunhão na missa em que atua o mesmo possa participar da comunhão, dando assim testemunho para os demais membros da comunidade paroquial que olha para eles. Ter zelo pelas coisas de Deus e testemunhar no relacionamento com os colegas.
Fora da Igreja o coroinha deve procurar ser testemunha fiel de Jesus Cristo para não ser motivo de zombaria e crítica. Caso contrário não estará dando exemplo de alguém que atua no altar de Jesus. Além do mais o coroinha deve evitar certos tipos de brincadeira.
Sua postura deve ser como a de Maria fazendo de tudo para não entristecer o coração de Deus. Aqui é importante a vigilância para não cair na tentação conforme disse Jesus.
Padre José Carlos partilhou um pouco da sua vocação que nasceu sendo coroinha. Inclusive para ajudar sozinho na missa ele procurava chegar mais cedo á Igreja e escondia a veste dos outros coroinhas para ficar só no altar com o padre. Corresponder sempre ao chamado para não entristecer o Coração de Jesus. Exortou todos a buscarem a confissão para o Natal. Coloca a necessidade de viver o espírito de coleguismo, pois são colegas no mesmo serviço que prestam ao Senhor. Devem ter alegria em trabalhar para Cristo e pela Igreja.
(Compíla Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário