terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Benção Urbi et Orbi

No ultimo dia 25 de Dezembro Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo , Sua Santidade o Papa Bento XVI nos concedeu a benção Urbi et Orbi (no  qual nosso blog contém toda  a mensagem do Santo Padre  à duas postagens atrás),mais as vezes nem sabemos o significado  dessa  benção  tão linda que o Sucessor dos Apóstolos nos concede  vamos agora tentar esclarecer  essa dúvida.

Significado:
Urbi et Orbi ("à cidade [de Roma] e ao mundo") era uma abertura comum em pronunciamentos romanos e é a benção de Páscoa e Natal, com as quais o Papa se dirige ao público em geral na Praça de São Pedro.

Onde acontece e o que é necessário?:
É realizada da varanda central da Basílica de São Pedro (a Varanda das bênçãos) decorada com cortinas e o trono do Papa colocado lá, sendo que ele é revestido com ornamentos solenes (mitra, tiara e etc) e é precedido por um cruz processional e acompanhado por cardeais diáconos. A benção também é concedida pelo papa em sua eleição, ou seja, no final do conclave.
Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, em cujo poder e autoridade temos confiança, intercedam por nós junto ao Senhor.
R / Amém.
Que por meio das orações e dos méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, Deus todo-poderoso tenha misericórdia de vós, perdoe os vossos pecados e vos conduza à vida eterna em Jesus Cristo.
R / Amém.
Que o Senhor Todo Poderoso e misericordioso vos conceda indulgência, absolvição, e remissão de todos os vossos pecados, em tempo para uma verdadeira e frutuosa penitência, sempre com coração contrito, e a benção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras.
R / Amém.
E que a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre.
R / Amém.

E essa benção perdura por séculos e séculos, no qual Nosso Senhor nos concede essa belíssima benção pelas mãos do Santo Padre, que vem nos encher de ânimo  para dar continuidade no anúncio do evangelho que o própio Senhor nos pede.


A principal característica desta bênção aos fiéis é que concede uma penitência e uma indulgência plenária sob as condições definidas pelo direito canónico (ter confessado e recebido a comunhão, e não ter caído em pecado mortal).

A benção em Latim e Português:
Sancti Apostoli Petrus et Paulus: de quorum potestate et auctoritate confidimus ipsi intercedant pro nobis ad Dominum.
R/ Amen.
Precibus et meritis beatæ Mariae semper Virginis, beati Michaelis Archangeli, beati Ioannis Baptistæ, et sanctorum Apostolorum Petri et Pauli et omnium Sanctorum misereatur vestri omnipotens Deus; et dimissis omnibus peccatis vestris, perducat vos Iesus Christus ad vitam æternam.
R/ Amen.
Indulgentiam, absolutionem et remissionem omnium peccatorum vestrorum, spatium verae et fructuosae poenitentiæ, cor semper penitens, et emendationem vitae, gratiam et consolationem Sancti Spiritus; et finalem perseverantiam in bonis operibus tribuat vobis omnipotens et misericors Dominus.
R/ Amen.
Et benedictio Dei omnipotentis, Patris et Filii et Spiritus Sancti descendat super vos et maneat semper.
R/ Amen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário