segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DISPOSIÇÃO INTERIOR

Minhas postagens - é o que que vem ao coração - precisam ser em cima daquilo que venho observando sobre os coroinhas, tentando levar a uma reflexão que possa ajudar numa mudança de atitudes, pensamentos e comportamentos. Já falamos em nossas duas últimas postagens sobre a oração antes da missa, isso é, sobre o comportamento que eu devo ter antes da celebração da Missa, a mim que vou servir ao altar, e, sobre a atitude que devo ter após a Missa.
Devo ter sempre claro, que a Eucaristia ou  Santa Missa, não é apenas um Mistério, mas o Maior de todos os Mistérios, o maior de todos os milagres, pois trata-se do mesmo sacrifício que Jesus ofereceu por nós na cruz:
Catecismo da Igreja Católica 1367: "O sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício: "É uma só e mesma vítima, é o mesmo que oferece agora pelo ministério dos sacerdotes, que se ofereceu a si mesmo então na cruz. Apenas a maneira de oferecer difere". "E porque neste divino sacrifício que se realiza na missa, este mesmo Cristo, que se ofereceu a si mesmo uma vez de maneira cruenta no altar da cruz, está contido e é imolado de maneira incruenta, este sacrifício é verdadeiramente propiciatório".
Desta forma, quando subo o altar, estou como que subindo ao calvário para participar espiritualmente do sacrifício de Jesus na cruz que se oferece no altar.  Daí ser muito importante rever com que DISPOSIÇÃO INTERIOR estou eu participando da celebração do Santo Sacrifício. Pois dela depende também os frutos que desta Santa Celebração vou receber.
Para que você entenda isso vou contar uma estória. Uma mulher participava da Santa Missa todos os dias. E quando chegava em casa ela colocava sempre um bago de milho pois pensava consigo: "Quando eu morrer, vou poder apresentar a Jesus o numero de missas das quais participei". Pois bem, um dia ela morreu já idosa e os curiosos foram abrir o cofre para ver quantos bagos de milho haviam. E quantos haviam? Apenas um. Era a única Missa da qual participara com toda atenção de coração e da alma, com toda atenção do mundo.
Concluindo: "COM QUE ATENÇÃO VOCÊ TEM PARTICIPADO DA SANTA MISSA COMO COROINHA? COMO VOCÊ DESCREVE SEU COMPORTAMENTO? SUA MANEIRA DE ESTAR NO ALTAR TEM AGRADADO A DEUS?
PADRE ANTONIO AGUIAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário