quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mensagem de Dom Alano à Arquidiocese de Niterói


Destaque - SITE - Dom Alano








CARTA AO CLERO, RELIGIOSAS, SEMINARISTAS E TODOS OS FIÉIS CATÓLICOS DA ARQUIDIOCESE DE NITERÓI

Caríssimos irmãos e irmãs,
“Bendito aquele que vem em nome do Senhor!”
A Providência Divina, na sua infinita misericórdia, acaba de designar, por decisão do Santo Padre o Papa Bento XVI, o novo Arcebispo Metropolitano de Niterói, na pessoa de S. Excia. Revma. DOM JOSE FRANCISCO REZENDE DIAS, até então Bispo Diocesano de Duque de Caxias – RJ.
Saudamos e queremos todos acolher, com júbilo e alegria, este homem de Deus, que será “o bom pastor” da Igreja Particular Metropolitana de Niterói.
Posso assegurar-lhes que o novo Arcebispo, irmão e amigo que muito estimo, conquistará logo vocês todos pelo seu modo de ser atencioso, delicado, sempre acolhedor e profundamente espiritual. Seu lema episcopal traduz isto muito bem: “Vivamos por Ele” (1Jo 4, 9).
Mineiro de nascimento, com 55 anos de idade e dez de episcopado, Dom José Francisco foi ornado por Deus com grandes qualidades para servir à Igreja com serenidade e firmeza, o que lhe possibilitara prosseguir o caminho evangelizador de nossa Arquidiocese, imprimindo-lhe novas dimensões com maior dinamismo.
Convoco to do o querido clero e os fiéis católicos de todas as paróquias da Arquidiocese a nos reunirmos em Niterói para acolher vibrantemente o novo pastor, que tomará posse no governo desta Arquidiocese, no próximo dia 11 de fevereiro de 2012, em local e hora a serem posteriormente comunicados.
Até lá, determino que em todas as celebrações eucarísticas dominicais, sejam feitas preces especiais e ardentes súplicas a Deus pelo novo Arcebispo, por intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora e São João Batista, nossos Padroeiros.
A notícia da nomeação de Dom José Francisco pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, nos chega, significativamente, no início do Advento, tempo de esperanças renovadas em preparação ao Natal do Senhor: que precioso e belo presente o Senhor da à Igreja Metropolitana de Niterói! Parafraseando o profeta Isaías, eu lhes diria que “os Céus orvalharam sobre a Igreja de Niterói este homem justo e bondoso”, que será precioso instrumento de Deus para fazer germinar na terra de seus corações a presença viva e santificadora do divino Salvador.
No momento em que o Santo Padre o Papa Bento XVI determina a abertura do “Ano da Fé”, no momento em que o Rio de Janeiro entra em ritmo de Jornada Mundial da Juventude, chega S. Excia. Dom José Francisco como “enviado do Senhor” para mergulhar todos vocês, todos nós, no dinamismo missionário do anuncio da Fé e do testemunho ardoroso de Jesus Cristo.
Na expectativa de sua entronização como novo Arcebispo de Niterói, vivamos intensamente este Advento, preparando nossos corações pelos caminhos da penitência, da oração, do contato mais profundo com a Palavra de Deus, a fim de que, na Noite Santa do Natal, mereçamos a graça de sentir o Verbo de Deus nascendo em nossa vida, em nosso ser, tudo iluminando, tudo inundando com o canto do “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”, que os Anjos entoaram diante dos pastores, após lhes terem anunciado o nascimento do Salvador.
Quero expressar-lhes, caríssimos irmãos e irmãs, antes de terminar esta carta, meus vivos sentimentos de sincera gratidão por tudo o que recebi de todos vocês ao longo destes oito anos de convívio nos caminhos do Senhor, através dos quais procurei, dentro de meus limites, ajudá-los a aprofundar seu encontro com o Senhor Jesus e a crescerem na vivência da verdadeira fé católica, na construção de uma autêntica comunhão de amor fraterno, especialmente entre os presbíteros.
Desejando-lhes um Santo, Feliz e Abençoado Natal, imploro à Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, que lhes traga as mais fecundas e felizes bênçãos divinas para os caminhos do Novo Ano que se aproxima, e que se iniciará com a chegada do novo Arcebispo de Niterói, S. Excia. Dom José Francisco Rezende Dias, a quem desde já, todos nós devemos dizer, com todo o coração: “SEJA BEM VINDO DOM JOSÉ FRANCISCO!”

Niterói, 30 de novembro de 2011

+ Dom Frei Alano Maria Pena, OP
Administrador Apostólico da Arquidiocese de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário