segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Manhã de Reflexão para os Novos

No fim de semana passado - sábado - tivemos a manhã de reflexão para os novos coroinhas do Vicariato de São Gonçalo. Participaram 20 coroinhas de diversas paróquias. Foram duas partilhas: uma do Léo - do Porto Velho onde nos falou da necessidade de arrumarmos o coração por meio da oração para atuarmos no altar. Algumas frases da sua partilha:
"Ser coroinha me compromete dentro e fora da Igreja".
"Seu ministério vale quanto te custa".
"Ser coroinha é ser diferente".
"Depois da missa: como me comproto como coroinha?"
A seguir tivemos a partilha do Tafarel que possibilitou uma conversa com os coroinhas presentes sobre quais seriam as maiores dificuldades encontradas pelo coroinha no exercício do serviço do altar.
Alguns comentaram sobre o Horário (11), outros sobre a timidez (cinco), ser exemplo dentro e fora do altar (dois), rotina e colegas (3). Conversamos sobre cada ponto desses;
Trouxemos um pensamento da Madre Teresa de Calcutá que perguntada por um padre sobre como deveria celebrar a sua Missa, lhe disse: "Como se fosse a primeira e a última". Assim, o coroinha deve ser naquela missa como se fosse a sua primeira e a sua última missa na qual serviria, pois não sabemos o que virá depois, pois o futuro a Deus pertence.  Enfim, foram momentos ricos e por isso agradecemos a Deus e a Equipe de Formação do Vicariato por ter organizado o mesmo. Rezemos pela perseverança dos novos e de sua família.
Deus abençoe
Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário