sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Tempo Comum

O Tempo Comum é um período do ano litúrgico de trinta e três ou trinta e quatro semanas nas quais são celebrados, na sua globalidade, os Mistérios de Cristo. Comemora-se o próprio Mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos.
O Tempo Comum é o período mais extenso do ano litúrgico: 33 - 34 semanas distribuídas entre a festa do Batismo de Jesus até o começo da Quaresma e as outras semanas entre a segunda-feira depois de Pentecostes e o início do Advento.
Este tempo existe não para celebrar algum aspecto particular do mistério de Cristo mas para celebrá-lo em sua globalidade, especialmente em cada domingo (cf. NALC 43: Normas gerais sobre o Ano litúrgico e o Calendário); durante este tempo se aprofunda e se assimila o mistério de Cristo que se insere na vida do povo de Deus para torná-la plenamente pascal;
O elemento principal e mais forte do Tempo Comum é o DOMINGO, que surgiu antes mesmo da celebração anual da Páscoa.  Era o único elemento celebrativo no correr do ano: a grande celebração semanal do Mistério Pascal de Cristo. É, pois, um tempo marcadamente caracterizado pelo Domingo, quer pela teologia, quer pela espiritualidade.
Gostaria de ressaltar de modo particular, conforme tem nos pedido os últimos Papas sobre a importância do domingo para a vida do coroinha. Como sabemos a Eucaristia, a Missa é o ponto mais importante e o centro de toda a vida do cristão, também do coroinha como Servidor do Coroinha. Pois para o servidor do altar a semana começa com a Missa do domingo e termina com a Missa do domingo.
Fico de fato surpreso por algumas pessoas - numerosas diga se de passagem - me perguntarem se faltar à Missa ao domingo é pecado. Espero que nenhum coroinha tenha dúvida quanto a isso. É pecado grave que deve ser confessado antes que o coroinha ou qualquer outro católico volte a comungar. Então, como anda a sua participação na Missa dominical?
Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário