domingo, 8 de janeiro de 2012

Epifania

Neste domingo celebramos a festa de Epifania. Com ela, a Igreja celebra a manifestação de Jesus ao mundo. Epifania, palavra de origem grega, significa manifestação externa, aparecimento.
No mundo helenista, a palavra era usada para exprimir a chegada de um imperador em visita aos territórios de seu domínio. O uso tradicional desta palavra, para indicar esta narrativa do nascimento de Jesus, em Mateus, induz a uma interpretação gloriosa deste nascimento.
A estrela que guiou os magos parou num humilde presépio, onde nascera o Menino Jesus e onde Maria e José permaneceram por algum tempo, cuidando, contemplando e adorando o Menino-Deus. A estrela leva a Jesus. O ambiente é rústico, simples e pobre, mas a estrela indica a grandeza do Filho de Deus, que se tornou humano para que nós pudéssemos nos tornar divinos.
Da mesma forma como os magos seguiram a estrela chegando a Jesus, o coroinha deve entender que estar próximo ao altar é uma oportunidade de estar próximo de Jesus, de o encontrar na Eucaristia.
Padre Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário