segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Disposição com que me aproximo do altar

Para que eu possa participar bem da celebração da Santa Missa, a Igreja me propõe uma preparação antes da mesma, inclusive apresentando algumas orações ao sacerdote para que o mesmo possa se dispor interiormente para a celebração dos santos mistérios. Uma das orações propostas é esta:

Oração de Santo Tomás para antes da Missa 

 
Ó Deus Eterno e Todo-Poderoso, eis que me aproximo do sacramento do Vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo. Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade; pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra. Imploro, pois, a abundância da Vossa liberalidade, para que Vos digneis curar minha fraqueza, lavar minhas manchas, iluminar minha cegueira, enriquecer minha pobreza, vestir minha nudez. Que eu receba o Pão dos anjos, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, com o respeito e humildade, com a contrição e devoção, com a pureza da fé, com o propósito e intenção que convém à salvação de minha alma. Dai-me que receba não só o Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus Cristo, mas também seu efeito e sua força. Ó Deus de mansidão, fazei-me acolher com tais disposições o Corpo que Vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo, recebeu da Virgem Maria. Que eu seja incorporado ao Seu Corpo Místico e contado entre Seus membros. Ó Pai cheio de amor, fazei que, recebendo agora Vosso Filho sob o véu do sacramento, possa eternamente contemplá-lo face a face. Amém.
____________________________
A mesma preocupação deve ter o coroinha em se preparar bem para servir o altar. Se ele pudesse falar menos, brincar menos, e fizesse um pouco mais de silêncio antes de subir ao altar seria muito bom. É louvável e aconselhável. Algumas orações podem ajudá-lo como por exemplo a que vem a seguir:
ORAÇÃO ANTES DA MISSA
Senhor, damo-vos graças porque nos chamais novamente ao vosso serviço nesta celebração que estamos quase a começar.
Ajudai-nos a estar muito atentos para Vos reconhecer na pessoa do sacerdote, para escutar com proveito a Vossa Palavra,
alimentar-nos dignamente com o Vosso Corpo e Sangue, e reconhecer-vos presente
no meio da assembleia dos irmãos.
Ajudai-nos a servir ao vosso altar
como Vós o mereceis, a fazer tudo com diligência e eficácia, e, sobretudo, a fazê-lo por Vosso amor.
Sim, que todo o nosso serviço seja, Senhor,
expressão do amor com que vos queremos amar, pois só em Vós encontramos a paz e a alegria.
Ajudai-nos, Mãe de Deus e minha Mãe,
vós que nos dissestes a todos: «Fazei tudo o que Ele vos disser.»
Amen.
Pai Nosso , Ave Maria e Glória
_________________________
É bom refletir sobre como estou me preparando para subir ao altar para servir.
Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário