terça-feira, 19 de julho de 2011

Origem da palavra “altar”

A palavra “altar”, originariamente, vem da língua latina: altare. O latim usa também a palavra altarium (no latim clássico: altaria, só no plural). Vem do verbo álere, cujo particípio passado é altus. O verbo álere significa alimentar, nutrir. Mas também significa fazer crescer, desenvolver, animar, fomentar. De onde resultam os substantivos correspondentes: Altare, altarium, altaria, significando originariamente a “parte superior” (o alto, o cimo) de uma mesa ou bloco de pedra, sobre o qual são “oferecidos alimentos” aos deuses. Geralmente são animais aí sacrificados e queimados (assados) para a divindade, em honra dela.

No Antigo Testamento, temos uma porção de exemplos de altares levantados (erigidos) para oferecer culto a Deus. O altar geralmente estava relacionado diretamente aos sacrifícios. A própria palavra hebraica para “altar”, mizbeah, significava exatamente isso: “lugar onde se sacrifica”. Mas pode ter também o sentido de monumento, lembrando alguma extraordinária experiência sobrenatural, uma especial e inesquecível experiência de Deus (cf. Gn 12,8; 13,8; 26,25; 33,20). Sobre o altar, e pelo altar, Deus entrava em contato com o seu povo.

 Novo Testamento continua a usar também a palavra “altar”, seja para falar do altar normal (cf. Mt 5,23: “Se estás diante do altar para apresentar tua oferta...”), seja sobretudo para falar do próprio Cristo como o verdadeiro altar. Nós, cristãos, temos um culto, um sacrifício e um altar próprios, centrados em Cristo Jesus (cf. Hb 13,10), pois “Cristo se ofereceu uma vez para sempre” (cf. Hb 9,28) e a comunhão do novo Israel (a Igreja) com Deus é constituída agora pela união com Cristo: Ele (Cristo) é para nós ao mesmo tempo sacerdote, sacrifício e altar.

Sobre o altar, "que é o centro da igreja, se faz presente o Sacrifício da Cruz sob os sinais sacramentais” (CIC 1182). “O altar, em torno do qual a Igreja está reunida na celebração da Eucaristia, representa os dois aspectos de um mesmo mistério: o altar do sacrifício e a mesa do Senhor, e isto tanto mais porque o altar cristão é o símbolo do próprio Cristo, presente no meio da assembléia dos fiéis, ao mesmo tempo como vítima, oferecida por nossa reconciliação, e como alimento celeste que se dá a nós” (CIC 1383). Por isso, o altar é único, como símbolo de Cristo, nosso único sacerdote e vítima.


Compila Pe. Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário